20 de outubro de 2025

A ESTAÇÃO DE TREM



Desde pequena, o trem sempre foi, em particular para nossa família, de uma importância  singular! 

Afinal, morávamos literalmente na beira da linha da Estrada de Ferro Leopoldina onde, atualmente, tem o Clube dos Bancários. Na infância, a grande expectativa  para nós crianças, era escutar o apito do trem e sairmos a galope, subir no portão e ficar esperando pelo tchau do maquinista e dos passageiros. Muito bom!

Depois, a diversão maior dessa vizinhança com a  Maria Fumaça era o nosso famoso teste de equilíbrio que fazíamos, todo dia, quando íamos e voltávamos do Grupo Padre Corrêa, correndo sobre os trilhos sem poder, jamais, pisar nos dormentes.

Não era uma aventura fácil mas adorávamos!   

Outro aspecto mais significativo para nós, da família Cunha Mello, é ter a honra de podermos constatar que foi nosso bisavô paterno, engenheiro civil e militar Eugênio Adriano da Cunha Mello, que projetou e dirigiu várias estações e estradas de ferro, a exemplo de ter sido diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil e também construtor da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Este ano, em 2025, completará 127 anos que ele inaugurou a estação ferroviária Eugênio de Mello, batizada em sua homenagem.

Tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de São José dos Campos (Comphac), a Estação está localizada no distrito, também com seu nome, Eugênio de Mello, zona leste da cidade de São José dos Campos, às margens da rodovia Presidente Dutra. Esse distrito abriga importantes instalações industriais além de sediar o maior e mais importante parque tecnológico de todo o Vale do Paraíba.

A estação foi criada para transportar passageiros e exportar café mas, hoje, restaurada pelo Comphac, tornou-se um ponto turístico por ser um importante marco arquitetônico e patrimônio histórico da cidade de São José dos Campos, São Paulo.

Meu bisavô era pai do meu avô Eugênio da Cunha Mello, rio-branquense como nós, que tanto amava e fez pela nossa Visconde querida!!


Texto publicado no jornal "A Nova Imprensa" - nº 170. 11 de março de 2025, Visconde de Rio Branco - MG.